Recentemente o Nintendo DS completou 20 anos, mas nem parece. Eu tenho memórias tão vívidas da época em que o DS ainda era o portátil da atualidade, que fico surpreso em lembrar que já passou tanto tempo.
Minha honesta reação |
Nesse post, farei uma matéria especial falando um pouco do DS, seu lançamento, suas versões, os jogos mais populares e minha experiência com o portátil.
O surgimento do Nintendo DS
A história começou entre 2003 e 2004, quando a Nintendo começou a trabalhar no DS para poder competir com o então anunciado PSP da Sony, numa tentativa de não perder o seu posto de liderança no mercado de portáteis, visto que seus consoles de mesa, desde a era do Nintendo 64, estavam em baixa, ofuscados pelos consoles da Sony.
O DS foi idealizado para ser um "terceiro pilar" na linha de consoles da nintendo, junto com o GBA e Game Cube, porém, acabou de fato substituindo o GBA como portátil principal da Nintendo, principalmente por conta de sua retrocompatibilidade com jogos do Advance.
A sigla DS significa tanto "Dual Screen" como "developmente System", esse último, sendo por causa da idéia da Nintendo de que o DS trouxesse inovações para os desenvolvedores de jogos (o que se mantém verdade visto como a comunidade de homebrews de DS é grande e se mantém ainda hoje)