Recentemente o Nintendo DS completou 20 anos, mas nem parece. Eu tenho memórias tão vívidas da época em que o DS ainda era o portátil da atualidade, que fico surpreso em lembrar que já passou tanto tempo.
Minha honesta reação |
Nesse post, farei uma matéria especial falando um pouco do DS, seu lançamento, suas versões, os jogos mais populares e minha experiência com o portátil.
O surgimento do Nintendo DS
A história começou entre 2003 e 2004, quando a Nintendo começou a trabalhar no DS para poder competir com o então anunciado PSP da Sony, numa tentativa de não perder o seu posto de liderança no mercado de portáteis, visto que seus consoles de mesa, desde a era do Nintendo 64, estavam em baixa, ofuscados pelos consoles da Sony.
O DS foi idealizado para ser um "terceiro pilar" na linha de consoles da nintendo, junto com o GBA e Game Cube, porém, acabou de fato substituindo o GBA como portátil principal da Nintendo, principalmente por conta de sua retrocompatibilidade com jogos do Advance.
A sigla DS significa tanto "Dual Screen" como "developmente System", esse último, sendo por causa da idéia da Nintendo de que o DS trouxesse inovações para os desenvolvedores de jogos (o que se mantém verdade visto como a comunidade de homebrews de DS é grande e se mantém ainda hoje)
Logo no início, a Nintendo já anunciou suas principais características: o uso de duas telas e as especificações do portátil, que usaria dois processadores: um que já era usado no GBA e outro próximo ao que era utilizado pelos PDAs da época, mas sem dar muita informação sobre como os jogos funcionariam, deixando o público confuso até que saíssem mais notícias.
Foi na E3 de 2004, ano em que Reggie Fils-Aimé havia se tornado o presidente da Nintendo of America, que o DS foi mostrado pela primeira vez ao público, ainda em sua versão protótipo. Nela foram mostrados o remake de Mario 64 e um FPS de Metroid que viria a se tornar Metroid Prime, para mostrar as capacidades do DS, bem como mostrar sua retrocompatibilidade com jogos de GBA e suas principais funções, como a tela inferior ser sensível ao toque e o console possuir compatibilidade com conexão wi-fi. Mas isso ainda não foi o suficiente para que os gamers apostassem no DS, ainda mais nessa época em que a Nintendo era vista como uma distribuidora de jogos infantis, enquanto o PSP prometia jogos voltados para um público mais maduro.
Em setembro de 2004, a Nintendo anunciou que o DS seria lançado em 21 Novembro daquele mesmo ano, custando em torno de 150 Dólares e ainda incluiria o aplicativo Pictochat e uma demo de Metroid Prime Hunters na memória.
Foram anunciados 10 jogos para seu lançamento, dentre eles, o já citado remake de Mario 64 e Spiderman 2.
Um tempo depois, o design final do DS foi mostrado, que hoje conhecemos como DS Phat. Com um design mais ergonômico e arredondado.
Primeiro modelo do DS |
Enfim, em Novembro de 2004, o Ds foi lançado e mesmo com uma biblioteca de jogos ainda pequena, fez um relativo sucesso, fazendo com que a Nintendo aumentasse suas expectativas de vendas para o portátil e perdesse a preocupação em perder seu posto pro PSP Apesar de que o mesmo havia superado o portátil da Nintendo nos países Europeus.
Sua primeira campanha de marketing porém, foi um tanto bizarra, adotando o slogan "Touching is good" (Tocar é legal) e com algumas propagandas bizarras e até de duplo sentido, tentando chamar a atenção do público mais velho.
Prefiro nem comentar... |
Com o tempo a biblioteca do DS foi se cionsolidando e trazendo vários clássicos como Mario Kart, phoenix Wright, Nintendogs entre outros.
Em 2006, o DS recebia seu primeiro redesign, o famoso DS Lite, com design mais compacto, ergonômico, atrente e também com telas mais brilhantes. Nesse ponto o DS já havia superado o PSP em vendas globalmente e rumores sobre uma nova edição do portátil, para se adequar a nova geração de consoles já começavam a surgir. Foi nesse ano também que os jogos de Pokémon Diamond e Pearl foram lançados, dando início a 4ª geração dos monstrinhos e sendo os primeiros jogos da série principal lançados no portátil (até então, todos os jogos de Pokémon lançados antes eram spin-offs).
Em 2007, o DS havia superado até o Wii da própria Nintendo. com vários títulos de peso, incluindo Zelda Phanto Hourglass e Mario Party DS, e a sequência de Brain Age, mostrando que a intenção era que o DS fosse ser um portáti para um público diverso, como era mostrado em suas campanha publicitárias
Em 2008, a Nintendo entrava em um certo declínio em todos seus consoles incuindo o DS, com poucos jogos relevantes lançados. A novidade mesmo ficou por conta do anúncio do Nintendo DSI, o segundo redesign do DS que trouxe mudanças drásticas ao portátil, como uma nova interface, telas maiores, mais poder de processamento, câmeras, suporte a cartão de memória e uma loja virtual, mas perdendo a retrocompatibilidade com o GBA.
Nintendo DSI |
Foi nessa edição do DS, que surgiu o aclamado Flipnote Studio, aplicativo que permitia criar animações e compartilhar via internet através do serviço Flipnote Hatena. Apesar de ter suas controvérsias, o Flipnote é amado até hoje e com projetos de preservação e compartilhamento de de seu conteúdo, sendo o principal o Sudomemo, mas isso é história para um outro dia (se eu tier paciência de fazer um post sobre).
Saudades do que eu nunca vivi... |
Voltando a falar do DS e suas revisões, Já naquela época o DS liderava em vendas, porém rumores sobre um sucessor mais uma vez começavam a surgir, mas até então o que surgiu foi um redesign do DSI em 2010, chamado DSI XL, que nada mais era do que um DSI maior.
Foi só mais tarde na E3 daquele ano que o 3DS, o verdadeiro sucessor do DS foi anunciado, mas não falaremos dele nessa matéria, pois o foco é no "DS clássico". Após esse anúncio, a Nintendo começou a se focar mais no novo portátil, mesmo que ainda lançasse grandes títulos para o DS, incluindo Pokémon Heart gold e Soul Silver, Pokémon Black e White e suas continuações Black 2 e White 2 e Kirby Mass Attack, além de focar nos jogos ee plicativos em mídia digital do DSI, chamados DSI Ware.
Sem muito alarde, o DS Lite foi descontinuado, mantendo apenas o DSI em paralelo ao 3DS até o ano de 2014, segundo documentos da Nintendo que mostram que o DSI parou de ser fabricado naquele ano, mas só em 2016 foi oficialmente anunciado que o suporte ao DSI seria encerrado e sua loja virtual descontinuada no ano seguinte.
Mas apesar de seu final silencioso e sem muito alarde o DS se mantém até hoje como o portátil mais vendido de todos os tempos e ainda mantém uma comunidade de fãs bem ativa.
Os 10 jogos mais vendidos:
New Super Mario Bros (30.75 milhões de unidades vendidas)
Nintendogs (26.96 milhoes de unidades vendidas)
Mario Kart DS (23.56 milhões de unidades vendidas)
Brain Age (19.01 milhões de unidades vendidas)
Pokémon Diamond/Pearl (17.63 milhões de unidades vendidas)
Pokémon Black/White (15.58 milhões de unidades vendidas)
Pokémon Heart Gold/Soul Silver (12.72 milhões de unidades vendidas)
Animal Crossing Wild World (11.73 milhões de unidades vendidas)
Super Mario 64 DS (11.03 milhões de unidades vendidas)
Brain Age 2: More Training in Minutes a Day (4.03 milhões de unidades vendidas)
Minha experiência com o DS
Chega a ser engraçado lembrar, mas no início eu não gostava do DS, sendo que eu nem tinha um na época. O motivo era ainda mais engraçado: eu não conseguia emular o DS direito no meu computador e os jogos que eu tentava jogar eram shovelwares de baixa qualidade que eram baseados em desenhos e séries apenas para atrair a atenção das pessoas. Fora que eu também ia na onda de quem falava que a Nintendo só fazia jogo infantil.
Foi só depois que eu ganhei meu DS Lite de um parente meu, que eu pude ter a experiência real de jogar em um DS, mudando por completo a minha opinião sobre o portátil. Mas como eu falei no início, eu peguei o finalznho da era do DS, praticamente os unicos jogos que eu acompanhei o lançamento foram Pokémon Black/White e suas sequências. Fora que eu era por condições financeiras eu não pude acompanhar a evolução do portátil em suas versões posteriores e só pude jogar os poucos jogos que vieram com esse DS que eu ganhei além do Pokémon White 2, o unico jogo que eu comprei no lançamento, até descobrir anos depois a existência dos Flashcarts, que pude conhecer ainda mais profundamente a vasta biblioteca de jogos do DS além dos homebrews e hacks que expandem as capacidades do portátil, tornado-o assim, meu portátil favorito de todos os tempos.
Já fiz uma lista dos meus jogos favoritos aqui no blog, que você pode conferir clicando aqui.
E isso conclui minha matéria sobre o Nintendo DS. Agradeço especialmente ao canal Super Bit World e a Nintendo Wiki, que serviram de fonte para as informações do post.
Você teve alguma experiência com esse portátil? Acompanhou seu lançamento e evolução? Tem algum jogo que é marcante pra você? Deixe seu comentário!
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