Neste mês de março, os fãs de anime de todas as idades tiveram uma grande perda.
Na madrugada dessa sexta-feira (8 de março), foi noticiado o falecimento de Akira Toriyama, criador de Dragon Ball. A morte ocorreu no dia 1, devido a um hematoma subdural agudo.
Em suas redes sociais, foi publicado um comunicado sobre seu falecimento, no qual é revelado que Toriyama ainda tinha vários trabalhos em andamento e também orientando o fãs a, por melhores que fossem suas intenções, não enviarem mensagens de condolências ou presentes e nem entrevistar a família de Akira Toriyama.
A seguir, leia o comunicado na íntegra e a tradução logo abaixo:
"Queridos amigos e parceiros. Estamos profundamente tristes em informar que o criador do mangá Akira Toriyama faleceu em 1º de março devido a um hematoma subdural agudo. Ele tinha 68 anos. Lamentamos profundamente que ele ainda tivesse vários trabalhos em plena criação com muito entusiasmo, além disso, teria muito mais coisas para realizar.
No entanto, ele deixou muitos títulos de mangá e obras de arte para este mundo. Graças ao apoio de tantas pessoas ao redor do mundo, ele conseguiu continuar suas atividades criativas por mais de 45 anos. Esperamos que o mundo único de criação de Akira Toriyama continue a ser amado por todos por muito tempo.
Informamos esta triste notícia, com agradecimento pela gentileza durante sua vida.
O funeral foi realizado com sua família e poucos parentes. Atendendo aos seus desejos de tranquilidade, respeitosamente informamos que não aceitaremos flores, presentes de condolências, visitas, oferendas e outros. Além disso, pedimos que evitem realizar entrevistas com sua família.
O plano futuro para o encontro comemorativo não está decidido, avisaremos quando for confirmado. Agradecemos profundamente sua compreensão e apoio de sempre"
Outros autores também escreveram cartas lamentando a perda de um grande Mangaká. A seguir, leia a tradução de algumas mensagens:
(OBS: As mensagens foram trduzidas direto do japonês usando o Google Tradutor, então pode haver erros ou incoerências)
<Yuji Horii>
Ainda não acredito na notícia da morte do Sr. Toriyama, que foi tão repentina.
Conheço Toriyama-san desde que era escritor da Shonen Jump e, com a recomendação de Toriyama-san, o editor responsável, decidi pedir-lhe que desenhasse o jogo quando lançámos Dragon Quest.
Nos 37 anos desde então, estive envolvido em designs de personagens, designs de monstros e incontáveis personagens encantadores.
A história de Dragon Quest é baseada nos designs dos personagens de Toriyama.
Toriyama-san e o falecido Sugiyama-sensei eram amigos que trabalharam em Dragon Quest por muito tempo.
Não acredito que vou morrer...
Não sei mais o que dizer. Estou muito, muito decepcionado.
Yuji Horii, designer de jogos de Dragon Quest
<Sr. Masakazu Katsura>
Sinto-me fraco e sem energia.
Não quero comentar coisas assim.
Mas vou escrever algo. Se eu começar a escrevê-lo, provavelmente acabará sendo bastante longo, já que há tantas coisas que quero dizer, mas tentarei ser o mais conciso possível.
No entanto, não estou de bom humor, então, por favor, perdoe minhas divagações.
Mesmo se eu pensar no passado. Não estou exagerando, só tenho lembranças felizes de quando fui visitar sua casa, de quando recebi você para ficar na minha casa, de quando saímos para brincar, e toda vez que te liguei, eu ria até cansar .
Ele era uma pessoa interessante.
Indecente, fofo, venenoso e humilde.
No meu trabalho principal, mangá, fiz alguns trabalhos colaborativos, mas também foi divertido.
Mas 99% das vezes nunca falamos sobre mangá.
Como artista de mangá, o cenário que vejo e o nível do artista são tão diferentes que nunca pensei realmente sobre sua grandeza. Eu entendo.
Porém, quando o conheci, não senti nem um pouco isso. É a personalidade dele. É por isso que ainda penso nele mais como um amigo do que como um grande artista de mangá.
No verão passado, antes de eu fazer a cirurgia, ela parecia ter ouvido falar disso em algum lugar e me enviou um e-mail.
Honestamente, é raro receber um e-mail de alguém que parece preocupado com minha saúde.
Nós nos conhecemos há 40 anos, mas esta pode ter sido a primeira vez que fui tratado tão gentilmente pelo Sr. Toriyama. Achei que ia nevar. Geralmente só brincamos ou falamos bobagens.
Bem, este não é o momento para se preocupar com outras pessoas.
Quando liguei para ele há pouco tempo, eu não estava me sentindo bem e disse: ``Talvez ele faleça primeiro, então, por favor, faça uma festa de despedida para ele, Sr. Toriyama! 'Terei um contraponto para você.'' !'', mas ele não cumpriu sua promessa.
Eu realmente me arrependo de não ter ligado para você depois que você me enviou um e-mail.
É uma pena que não posso mais fazer longas ligações para falar bobagens.
Tenho muitas coisas sobre as quais quero falar. Existem muitas histórias. Como sempre, se você não tem interesse em uma história, eu gostaria de falar sobre ela novamente, mesmo que você apenas a ouça sem expressão.
Não é bom que a última vez que você respondeu ao meu e-mail solicitando que eu entrasse em contato com você novamente tenha sido um leve OK. Dói do fundo do meu coração.
Gui Zhenghe
<Sr. Eiichiro Oda>
É muito cedo.
O buraco é muito grande.
A ideia de nunca mais ver você me enche de tristeza.
Admiro muito você desde criança, e
até me lembro do dia em que você me chamou pelo nome pela primeira vez. Também sinto falta do dia em que me diverti muito com o Sr. Kishimoto no
caminho para casa, desde o dia em que ele usou a palavra “amigo” para nos referir . Também me lembro da última conversa que tivemos. Ele é uma das pessoas que pegou o bastão da época em que ler mangá deixaria você estúpido, e criou uma era onde adultos e crianças leem e gostam de mangá. Ele nos mostrou o sonho de que o mangá pode fazer coisas assim e que nós pode ir para o mundo. Ele me deu. Foi como assistir a um herói avançando. A excitação e a emoção da serialização de Dragon Ball estão provavelmente enraizadas na infância não apenas de artistas de mangá, mas também de criadores ativos em todas as indústrias . Essa existência é uma grande árvore. Para os artistas de mangá da minha geração que estiveram no mesmo palco, quanto mais me aproximava das obras de Toriyama, mais percebia que elas tinham uma presença maior. Quase assustador. Mas estou muito feliz em ver o homem tranquilo novamente. Porque amamos Toriyama-sensei no nível sanguíneo. Gostaria de expressar meu respeito e gratidão ao mundo ricamente criativo que Toriyama Sensei deixou para trás e orar por seu repouso do fundo do meu coração. Espero que o céu seja um mundo agradável tal como você o imaginou.
Eiichiro Oda
<Sr. Masashi Kishimoto>
Honestamente, não sei o que escrever ou como escrever sobre algo tão repentino.
Porém, por enquanto, gostaria de expressar meus pensamentos e sentimentos ao Toriyama-sensei, algo que gostaria que ele tivesse me perguntado algum dia.
Eu cresci com Dr. Slump nas séries iniciais do ensino fundamental e Dragon Ball nas séries superiores, e era natural para mim ter seu mangá ao meu lado como parte da minha vida diária.
Mesmo que eu tenha tido uma experiência ruim, assistir Dragon Ball toda semana me fez esquecer disso. Foi um alívio para mim, um garoto do campo que não tinha nada.
Porque Dragon Ball foi muito divertido!
Foi quando eu era estudante universitário. De repente, o Dragon Ball que fazia parte da minha vida há tantos anos acabou.
Senti uma incrível sensação de perda e não sabia o que esperar.
Mas, ao mesmo tempo, foi também uma oportunidade para compreender verdadeiramente a grandeza do professor que criou Dragon Ball.
Também quero criar trabalhos como o seu!
Eu quero ser como meu professor!
À medida que segui os passos do meu professor e aspirava a me tornar um artista de mangá, esse sentimento de perda começou a desaparecer.
Porque fazer quadrinhos era divertido.
Consegui encontrar uma nova diversão seguindo meu professor.
Meu professor sempre foi meu guia.
Eu admirei isso.
Peço desculpas pelo transtorno, mas gostaria de expressar minha gratidão ao professor.
Para mim, ele era o deus da salvação e o deus do mangá.
Quando nos conhecemos pela primeira vez, eu estava tão nervoso que não consegui dizer uma palavra.
Porém, depois de encontrá-lo diversas vezes no comitê de seleção do Prêmio Tezuka, conseguimos conversar.
Como Dragon Ball Children, eu e o Sr. Oda voltamos a ser crianças, e quando conversamos animadamente sobre o quanto Dragon Ball era divertido, como se estivéssemos competindo um com o outro, esqueci como ele parecia um pouco envergonhado e sorriu para eu. Eu não posso.
Acabo de receber a notícia da morte do meu professor.
Sinto uma sensação de perda ainda maior do que quando Dragon Ball acabou...
Ainda não sei como lidar com esse buraco no meu coração.
Agora não consigo nem ler meu Dragon Ball favorito.
Não sinto que consegui escrever corretamente esta frase que quero transmitir ao meu professor.
Todos ao redor do mundo ainda estavam ansiosos para ver seu trabalho.
Se um desejo de Dragon Ball realmente se tornar realidade... me desculpe...
Talvez isso seja egoísta, mas é triste, sensei.
Obrigado, Akira Toriyama-sensei, por todos os trabalhos divertidos que você realizou nos últimos 45 anos.
E muito obrigado pelo seu trabalho duro.
Temos certeza de que os demais familiares ainda estão profundamente feridos.
Por favor cuide-se.
Rezo para que o Sr. Akira Toriyama descanse em paz.
Masashi Kishimoto
Adeus e obrigado Akira Toriyama, por fazer parte da vida de muitos fãs de anime e mangá, com suas obras sendo para muitos uma porta de entrada para esse mundo. |