Curiosidade: Ani-Mayhem o obscuro Cardgame de animes.

07/11/2019

|
Olá exploradors da Dungeon dos Animes (se é que alguém ainda acessa esse blog). Hoje vou lhes trazer um post sobre um jogo interessante porém meio desconhecido (Pelo menos aqui no Brasil, visto que na gringa ainda mantém uma legião de fãs.) que descobri recentemente chamado Ani-Mayhem.


O que é Ani-Mayhem?

Ani-Mayhem é um jogo de cartas colecionáveis produzida pelo setor de propaganda da Pioneer Animation (atual Gideon) e lançado pela Upper deck em 1996, aproveitando o "boom" dos cardgames que fora iniciado com Magic the Gathering.
Porém o jogo teve vida curta, sendo descontinuado após sua 3ª expansão, chamada Set 2. As cartas que compõem o cardgame são todas baseadas em personagens e cenas de animes dos anos 80 e 90.
Ani-Mayhem foi criado com o intuito de ser um sistema onde qualquer personagem de qualquer anime pudesse ser incluído, algo que, anos depois foi reaproveitado no V.S. System, que englobava os universos DC e Marvel, Weiss Schwarz, que também é sobre anime, além de outros sistemas com o mesmo conceito.
Um dos maiores motivos pelo qual o game fracassou foram suas regras e terminologias confusas e mal explicadas (cada nova expansão fazia uma revisão nas regras, porém isso acabou mais por atrapalhar do que ajudar), outro motivo foi na questão do balanceamento, os cards do set 2 eram muito poderosos se comparados aos dos sets 0 e 1.



Quais animes estavam presentes no jogo?



Cada set, com excessão do último, englobava uma certa quantidade de animes. Abaixo vocês podem conferir a listagem dos sets:

Set 0: Bubblegum Crisis, El-Hazard, Ranma 1/2 e Tenchi Muyo
Set 1: Armitage III, Dominion: Tank Police, Oh my Goddess!, Phantom Quest Corp. e Project A-ko.
Set 2: Dragon Ball Z

No que consiste o jogo? Quais os objetivos?

Ani-Mayhem mistura cardgame com jogo de tabuleiro e alguns elementos de RPG de mesa.
Ele pode ser jogado sozinho ou com até 4 jogadores.

O objetivo é recolher o maior numero de itens escondidos no tabuleiro, o qual é formado organizando as cartas de local e uma determinada ordem e enfrentando inimigos (chamados no jogo de desastres). Para realizar essa tarefa, cada jogador forma um grupo de 4 a 6 personagens, com as habilidades necessárias para investigar os locais. Em termos mais simples, é uma caça ao tesouro envolvendo personagens de diferentes animes.

Ok, acho que entendi. Agora, quais tipos de cartas há nesse jogo?

Antes de falar de cada tipo de card em si, primeiramente irei explicar alguns ícones comuns que aparecem nelas:

Atributos
Existem 5 atributos:

Ataque: a força física do personagem, também determina o dano base que ele pode causar durante o combate.





Defesa: Sua pontuação defensiva, que também indica o HP máximo da carta. (Mesmo que um efeito aumente esse valor, o HP continuará sendo o valor base). Durante o combate, o dano é determinado pelo total de ataque do grupo subtraído da defesa do inimigo.



Movimento: Indica o total de espaços que cada personagem ou desastre pode andar. Personagens controlados pelo jogador podem andar quantos espaços quiser desde que não ultrapasse o valor máximo, enquanto que os desastres devem sempre andar o numero máximo de espaços definido em sua carta.


Charme: Usado apenas durante as batalhas de charme, que ocorrem apenas quando alguma carta que o jogador esteja enfrentando também possua esse valor.




Energia: Este atributo é usado somente para pagar o custo de algum aprimoramento ou efeito.




Categorias especiais
Alguns personagens e locais possuem uma dessas categorias especiais:


Interplanetário 

Científico 

Interdimensional

Essas categorias servem como limitação extra para investigar algum local, por exemplo, se um local tem o ícone de "interdimensional", "Interplanetário" ou "científico" (apesar do próprio manual de regras ignorar esse último) significa que seu grupo não pode parar nesse local a menos que todos os personagens também tenham essa categoria especial, estejam em um veículo ou possuam uma habilidade que permite acesso a esse tipo de local.
Agora sim, vamos falar das cartas separadamente, (Irei traduzir e adaptar alguns termos para ficar um pouco mais fácil de entender) começando por...

Personagens:

Personagens são cartas com a borda roxa, possuem os 5 atributos mencionados anteriormente, habilidades que são usadas para poder investigar os locais a fim de enfrentar seus desastres e obter o item escondido e o gênero, que também conta como requisito em alguns casos. Alguns personagens possuem efeitos especiais acima  da descrição do personagem.
Também há personagens com capacidade de se transformar, estes possuem uma pequena foto de sua forma transformada no canto inferior direito da arte da carta. Seus atributos também são divididos, os valores da esquerda correspondem a forma atual, e os da direita à sua transformação. Algumas formas transformadas possuem uma carta própria com habilidades e efeitos diferentes.

Reforços:

São as cartas azuis, que se subdividem em 4 tipos:


Efeito global


Equipamento


Efeito rápido


Aprimoramento

Efeito global: Afetam todos os personagens do seu grupo.

Equipamento: cada personagem pode carregar vários equipamentos, porém só pode usar 1 bonus pra cada habilidade. Algumas cartas possuem limites ou requisitos de uso. Equipamentos podem ser transferidos para outros personagens ou deixados no Abrigo.

Efeito rápido: Funcionam como as magias rápidas de Yu-Gi-Oh, podendo ser jogadas a qualquer momento. Geralmente possuem um custo (mostrado acima do bônus) e/ou um requisito.

Aprimoramento: também fica associado a um personagem, porém, diferente dos equipamentos não pode ser transferido e só pode ser removido se o personagem for nocauteado, morto, ou descartado por algum efeito. Caso possua um custo, o personagem no qual ele está ligado deve pagar esse custo, caso não seja possível, não poderá usar mais seu aprimoramento.

Observação: personagens adicionais também contam como reforços enquanto estão no deck.

Abrigos:


São locais especiais usados como ponto de partida e armazenamento de itens e personagens adicionais. O controlador do abrigo tem total controle sobre quem pode ou não acessá-lo. Desastres nunca podem entrar em abrigos. O que difere um abrigo de um local comum é seu ícone em forma de castelo e sua arte que tem borda octogonal e como podem conferir no exemplo, concedem habilidades  adicionais aos personagens de seu grupo. No início do jogo, o abrigo pode ser colocado em qualquer momento, contanto que pelo menos 1 local comum tenha sido colocado antes. Abrigos adicionais podem ser "construídos" quando pelo menos 3 personagens ficam no mesmo local por 2 turnos. Em uma partida com outros jogadores, oponentes que tiverem acesso ao seu abrigo podem roubar itens e equipamentos guardados neles, mas caso o controlador possua algum personagem em seu abrigo poderá batalhar contra eles numa tentativa de impedi-los.

Itens:


Os tesouros a serem coletados para vencer o jogo. Inicialmente ficam virados para baixo, no fundo da pilha composta por 1 local e 2 desastres. Ao vencer os 2 desastres, o jogador pode pegar o item, porém só deve revelá-lo caso use seu efeito. Alguns itens tem custos e requisitos porém esses só devem ser cumpridos na hora de ativar seus efeitos.

Locais:


Assim como os Abrigos, locais possuem a borda verde. Em vez de efeitos possuem requisitos, que são as habilidades necessárias para explorar o local. Algumas cartas, como dito anteriormente, possuem categorias especiais que só podem ser acessadas por outros personagens u veículos que possuem essa mesma categoria. Há também locais com ataque e defesa, que atacam os personagens sem as habilidades necessárias e devem ser "derrotados" para que possa explorá-los sem precisar cumprir os requisitos.
Ao iniciar o jogo, deve ser colocado um determinado número de locais, de maneira adjacente uns aos outros, formando assim o "tabuleiro".
Locais nunca podem ser descartados, porém podem ser destruídos por algum efeito específico. Quando destruídos, todos os itens e desastres contidos neles são descartados e a carta é virada até o fim do jogo. O gruo pode passar por um local destruído porém não pode parar nele, apenas os desastres podem. Alguns locais ainda podem se transformar em abrigos se o jogador trouxer para eles os personagens e itens necessários após explorá-lo completamente.

Desastres:


Desastres são os inimigos e desafios que você deve encarar ao longo do jogo Eles podem ter atributos (chamados de Combat disasters) ou apenas um efeito (Non-combat Disasters). Alguns desastres podem ter gêneros.
Como citado anteriormente, desastres que possuem um valor de movimento, devem sempre andar o numero máximo de espaços. Apenas desastres do tipo combat podem roubar itens porém, só podem carregar um e nunca podem usá-lo e quando entram em batalha, sempre irão atacar um personagem que esteja carregando um item (caso haja mais de um, será escolhido aleatóriamente.)

Desastres se subdividem em 2 tipos que afetam seu ciclo de movimento:

 Desastre maior

Desastre menor

Desastres maiores: após terminarem seu ciclo (quando passa por todos os locais do tabuleiro) ele se reinicia até que o desastre seja derrotado. Qualquer item que ele esteja carregando é destruído ao final de cada ciclo.

Desastres menores: São descartados ao final do seu ciclo, qualquer item qe estejam carregando é destruído.

Combates:


Por fim, temos as cartas de combate, que são as vermelhas e ficam em um deck separado, somente são usadas na fase de batalha, onde se deve puxar duas cartas de combate, uma para você e outra para o desastre ou oponente que está enfrentando. Cartas de combate possuem dois lados identificados pelos ícones:

 Combate físico

Combate de charme

Combate físico: o tipo mais comum de combate, onde o ataque total do grupo, juntamente com qualquer bonus adicional é subtraido da defesa do oponente que como dito no começo do guia, também é seu hp. quando chega a zero, o desastre é derrotado, caso o hp de um peronagem chegue a zero ou um valor negativo que não seja o equivalente ao HP total ele é considerado nocauteado e volta para sua mão onde deve ficar por um turno até poder voltar ao jogo. Caso o HP atinja um valor negativo igual ou maior que seu valor total (exemplo o personagem tem 4 HP e toma um dano total de 8 que o deixa com -4 HP) o personagem morre e não pode voltar ao jogo exceto por algum efeito.
Os ataques são feitos de forma simultânea. independente de seu ataque derrotar o inimigo de primeira, ainda terá que calcular o dano causado pelo inimigo (a menos que o desastre tenha uma condição de não contra-atacar caso o dano seja suficiente pra derrotá-lo).
O combate continua até que o inimigo ou o grupo sejam derrotados.

Combate de charme: é um combate opcional, somente acontece quando um desastre tem um valor de charme ou quando um personagem enfrenta o outro. É o equivalente a uma jogada de carisma num RPG de mesa, a carta com maior valor de carisma vence e o perdedor fica "encantado" por ela. Quando um personagem fica encantado, não pode atacar. O jogador pode tentar quebrar o encanto fazendo com que outro personagem entre em uma batalha de charme contra o personagem encantado.
Se o grupo todo for encantado, não poderá realizar mais nenhuma ação e o desastre irá roubar o item escondido. Quando um personagem consegue encantar um desastre, este não poderá atacar o personagem que o encantou até que seja atacado por ele. Caso o grupo todo encante um desastre menor, este ficará persuadido e poderá acatar uma das seguintes ordens:


  • Desencantar um personagem
  • Entregar um item
  • Atacar
  • Defender
  • Mover-se
  • Usar sua habilidade especial
  • Usar um item equipado
  • Investigar
  • Roubar
  • Usar cartas
  • Equipar cartas
  • Trocar cartas


Essas ações podem ser anuladas caso o desastre possua a restrição "No Action"

Cada lado da carta deve ser utilizado em seu respectivo tipo de combate. Algumas cartas possuem efeitos adicionais como, dar bônus extra a determinado tipo de personagem, ou permitir que utra carta de combate seja usada.
O jogador pode fugir de um combate, porém caso escolha fugir, receberá um ataque do oponente sem direito a contra-atacar.

O que mais preciso saber pra jogar?
Então... as regras são um tanto complexas, e se eu tentasse explicar todas o post ficaria maior do que já está. Porém, me atentei a mencionar algumas instruções básicas na explicação das cartas.
Abaixo deixarei 3 links, o primeiro é do manual de regras mais atualizado, e os outros dois são de partidas de exemplo explicadas passo a passo:
http://アニメイヘム.com/rules/rules.pdf
http://アニメイヘム.com/rules/samplegame1.html
http://アニメイヘム.com/rules/samplegame2.html

E é isso. Espero que tenham gostado do post e que não tenham ficado com tontura tentando entender minhas explicações. Lembrando que, tudo é baseado no meu entendimento, logo posso ter errado em alguma descrição ou deixado de lado algum detalhe que seria importante.
E algo bem interessante de se notar, é que a fandom do jogo se mantém até hoje, por exemplo o manual de regras, que teve sua atualização mais recente em 2018 e criaram novos sets não oficiais incluindo outros animes clássicos como Eight Man, Yuu Yuu Hakusho, Cavaleiros do Zodíaco, entre outros.

0 comments:

Postar um comentário

Pesquisa

Translate

Top da semana:

Tecnologia do Blogger.
 

Followers

Quem sou eu

Minha foto
Um aspirante a desenvolvedor de jogos, fã de Touhou (mas que não sabe jogar Touhou) e mestre Pokémon nas horas vagas.
Powered By Blogger