O Game Boy completou recentemente 30 anos de seu lançamento e como forma de homenagem eu fiz um vídeo comentando brevemente sobre as origens do portátil e seus jogos mais famosos.
E neste post, irei complementar as informações compartilhando um pouco das minhas experiências com os jogos de Game Boy e como diz no título da postagem, os 10 mais marcantes serão listados aqui.Eu nunca tive um Game Boy, mas sempre via anúncios em revistas de games antigas e ficava curioso e saber como eram os jogos, um tempo depois aprendi como usar emuladores e pude finalmente jogar alguns jogos eu fiquei encantado. Talvez por ter crescido jogando jogos em 8 Bits (meu primeiro e até então único videogame era um clone do NES), eu nem me importei dos gráficos serem monocromáticos e simples, coisa que naquela época (por volta de 2006, 2007) já eram considerados pré-históricos. Tudo que eu me preocupava era com a diversão. Com isso passei a ter vontade de ter um Game Boy, até fiz um post num antigo blog meu que hoje já está desativado, procurando alguém que me vendesse um Game Boy usado com algumas fitas, que provavelmente não poderia comprar de qualquer forma, porque pediriam um preço absurdo. Mas também nunca cheguei a pedir pra minha mãe comprar, até porque já era um portátil descontinuado e caro que só podia ser comprdo em lojas especializadas em jogos retrô.
Porém, agora se tornou um pouco mais acessível para mim, visto que posso simplesmente trabalhar e comprar um usado, ou algum clone como o GB Boy, que funciona igual ou até melhor que um Game Boy color e custa bem mais barato.
Agora que comentei sobre minhas experiências de um modo geral, vou mostrar alguns dos jogos que mais me marcaram. Lembrando que:
Não serão incluídos jogos como Mario, Pokémon e Zelda (Exceto Spin-offs). Também só serão listados jogos que rodam no Game Boy clássico, ou seja nada de jogos exclusivos do GBC e por último e não menos importante, essa lista é baseada na MINHA opinião. Vamos lá!
10º Lugar: A Bug's Life
Começando nossa lista com um jogo que apesar de nostálgico, não foi uma experiência muito agradável de jogar pra mim por ter demorado a pegar o jeito dos controles, principalmente os pulos. Porém, o jogo ainda assim é divertido e vale a pena dar uma chance a ele.
E apesar de ser um jogo de GBC, ele é compatível com o GB e o acessório Super Game Boy do SNES, então, é mais do que válido incluí-lo nessa lista.
9º lugar: Asterix
Jogo simples de plataforma estrelando o personagem dos quadrinhos europeus Asterix. Além dessa versão para Game Boy há versões do jogo para Nes e SNES. Porém, nenhuma delas foi lnçada fora da Europa. Apesar de não ser um jogo ruim, só está numa posição baixa porque eu nunca conseguia passar das primeiras fases então não tenho muito conhecimento sobre o resto do jogo.
8º lugar: Mario Picross
Como disse nas regras, somente spin-offs de jogos como Mario apareceriam na lista. E dentre os vários spin offs e jogos onde o encnador bigodudo aparece de alguma forma, eu escolhi o Picross.
Muitos não gostam desse game pelos puzzles serem pequenos demais para enxergar na tela do game Boy. Porém, eu não vejo tanto problema. O jogo consiste em quebrar os ladrilhos certos para descobrir desenhos através de raciocínio lógico. O jogo tem uma curva de dificuldade boa, começando com puzzles bem simples e conforme você avança vão aumentando a dificuldade.
7º lugar: Wario Blast
Um crossover que ninguém imaginaria: Wario e Bomberman.
Pode se dizer que Wario Blast é um spin-off de Bomberman onde você pode jogar como o Wario em partidas "melhor de 3" contra Bomberman (as vezes vários Bombermans) onde vence quem explodir todos os oponentes. Porém, o jogo não fica só nisso. Há chefes para enfrentar também. Quanto aos power-ups, temos os clássicos itens e habilidades do bomberman e a famosa moto do Wario.
6º lugar: The Simpsons Bart vs the Juggernauts
Um jogo de minigames onde Bart deve competir num programa de TV participando de provas insanas para acumular dinheiro, como basquete em uma quadra eletrificada, briga de bastões sobre um poço de lixo tóxico e até participar de um mini-torneio de luta livre. e como os outros jogos dos Simpsons da época, ele tem uma dificuldade considerável.
5º lugar: Batman the Videogame
Baseado no filme de 1989, Batman the Videogame foi lançado para vários consoles além do Game Boy, cada jgo possui características únicas. No caso do Game Boy, ele é mais focado em plataforma e remove muitos aspectos presentes nas outras versões, além dos gráficos mais simples devido ao hardware limitado do portátil. Porém continua sendo divertido de jogar.
4º lugar: Final Fantasy Legend II
Meu primeiro contato com Final Fantasy foi esse jogo. Apesar de que na verdade esse jogo não faz parte oficialmente da franquia FF. (No japão, foi lançado com o nome de "Sa-Ga2 Hihou no Densetsu", que traduzindo seria algo como "Sa-Ga2 A lenda do tesouro". Assim como seis antecessores, Só recebeu o nome de Final Fantasy no ocidente, devido ao sucesso que a série fazia).
Uma mecânica interessante desse jogo são as transformações. Durante as batalhas, alguns iniigos comuns dropam um pedaço de carne que, se comido por determinados personagens, faz com que eles mudem de espécie, alterando seus status e habilidades básicas.
3º lugar: The King of Fighters 95
Portes de jogos de luta do arcade como Street Fighter e Mortal Kombat para o Game Boy tem fama de ser lentos e com gráficos ruins. O que não é o caso de KOF 95. pois ele não tenta imitar o mesmo gráfico do arcade, seus gráficos simples permitem que o jogo rode bem. Como Game Boy só tem 2 botões de ação, o restante dos movimentos são executados apertando combinações de botões.
2º lugar: Castlevania 2 Belmont's revenge
Continuação de Castlevania The Adventure, traz novamente as armas secundárias e possui uma tela de seleção de fases, cooisas que seu antecessor não tinha. Sua dificuldade não é exagerada mas também não é nenhum asseio no parque. Você vai perder muitas vidas até pegar o jeito. Ainda mais considerando a velocidade do jogo, seu personagem é lento, dá até uma sensação de peso ao se movimentar.
Menções Honrosas:
Faceball 2000
Jogo que impressiona por forçar o Game Boy ao seu limite e oferecer um FPS com gráficos pseudo-tridimensionais. porém, devido a todo o poder de processamento estar focado nos gráficos, a jogabilidade sofre de um lag constante. Porém, é um jogo divertido ainda mais quando se junta a galera para um multiplayer com até 16 jogadores.
Fifa 98 Road to world Cup
Esportes não são meu forte, games de esporte também. Mas de vez em quando algum me chama a atenção, como o Fifa 98, que como o título sugere, é baseado na copa do mundo de 1998. Não há muito o que falar, afinal é simplesmente mais um game de futebol.
Worms
Worms traz toda a experiência do PC para a telinha do portátil da Nintendo. a navegação dos menus e os gráficos limitados podem ser confusos num primeiro momento, mas logo se pega o jeito. Os combates são tão frenéticos como no PC e ficam ainda mais desafiadores quando se joga com os amigos. Nem precisa ter um cabo link para isso, basta configurar o controle das equipes para "humano" e ir passando o GB para o jogador da vez.
Um simples e divertido jogo de puzzle onde Mickey deve resgatar seus amigos que foram sequestrados por um vilão. Para isso deve coletar peças que formam os retratos de seus companheiros. Apesar de não estar no título, Mickey Mouse Magic wands faz parte da infame franquia Crazy Castle (Quem já assistiu os vídeos do AVGN vai entender porque é infame.)
Game & Watch foi o primeiro portátil da Nintendo. Apesar de simples, com jogos que funcionavam de maneira semelhante aos "Brick Games" e tendo a desvantagem de cada aparelho ter somente um game, ele foi o pontapé inicial da Nintendo nos portáteis. Além de também ter sido inspiração para o design do Nintendo DS E definido padrões que são usdos até hoje. Sua história se mantém preservada em forma de referências em alguns jogos, o mascote do portátil, chamado de Mr. Game & Watch é um personagem jogável de Smash Bros e claro, seus jogos são preservados através de coletâneas como esta que vou mostrar a vocês:
G&W Gallery reune 4 jogos do antigo portátil em duas versões: a clássica que imita os gráficos do Game & Watch e a moderna com animações mais bonitas e os personagens do Mario no lugar do Mr Game & Watch. Durante a jogatina você recebe dicas para conseguir uma pontuação ainda mais alta.
1º lugar: The Lion King
Nos anos 90, jogos da Disney eram sinônimo de qualidade e as vezes dificuldade, Como por exemplo The Lion King, com sua frustrante fase dos macacos, pelo menos em suas versões de SNES e Mega Drive. No Game Boy, o jogo não é tão difícil quanto suas versões de console. mas ainda oferece um bom desafio. Os gráficos do jogo são lindos, as animações bem feitas e detalhadas e as músicas simplesmente inesquecíveis, só de pegar o jogo já me dá um choque de nostalgia, só de lembrar de quando assisti a esse e outros filmes da Disney na pré-escola.
E esta foi minha lista de jogos do Game Boy, lembrando que não é uma lista de melhores jogos mas sim os que mais marcaram a minha vida. E para vocês? quais jogos do portátil da nintendo mais te marcaram?
0 comments:
Postar um comentário